sexta-feira, 17 de abril de 2009

A LÍNGUA PORTUGUESA

VIVA UNIDADE NACIONAL

Uma língua é a prática comum de todos quanto a falam, exprimindo-se e comunicando através dela sem fronteiras. A língua portuguesa, tal como qualquer outra língua viva, apresenta, de norte a sul, de Guiné a Angola, de Timor a Brasil, variedades que divergem de forma mais ou menos acentuada, tanto no que se refere à pronúncia, como à sintaxe e ao vocabulário.
No entanto, apesar disso, conseguiu manter uma unidade, sendo falada por diversos povos de continentes diferentes.
Pode, deste modo, dizer-se, que a língua portuguesa é uma unidade na diversidade. Essa unidade assenta, por um lado, no facto de a variedade não i impedir ou perturbar gravemente a interlocução ou informação que se pretende e, por outro lado, na intuição ou sentimento de que os diversos modos de falar que existem em português constituem "um património cultural comum dos falantes desta língua."

A diversificação de uma língua não se verifica apenas a nível geográfico, mas também a nível social, cultural e profissional. Ah... senhor Tomas Vieira, o crítico da literatura, é um dos nossos leitores, aquém o MAMBAS DIÁSPORA agradece a sua chamada de atenção e pede as desculpas dos possíveis erros gramaticais que poderá constatar no futuro nesse blogue.

Por outro lado, o MAMBAS DIÁPORA, é apenas, um movimento de apoio do candidato do povo, Malam Bacai Sanha. Não os futuros membros do seu gabinete quando for eleito Presidente da República.

VIVA A PAZ, VIVA A UNIDADE NACIONAL E VIVA MALAM BACAI SANHA (CANDIDATO DO POVO.)

Lisboa, 17 de Junho 2009

Ass: MAMBAS DIÁSPORA

1 comentário:

Tomás Vieira disse...

A língua (neste caso a portuguesa) é sem dúvida alguma, mais do que garante de unidade nacional ou outra, certeza da qualidade de quem pretende veicular informação.
Por muito que se pretenda, não nos é permitido criar novas palavras. Entende-se perfeitamente as características especiais e excepcionais da língua nos diversos locais onde e por quem é usada. Aceita-se e em muito esta atitude enriquece a prática do idioma.
Queiram aceitar as minhas humildes desculpas por algum sentido menos positivo que o meu comentário anterior possa ter gerado.