Bissau, - O recém-eleito Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, admitiu esta quarta-feira, a possibilidade de se deslocar a Portugal para uma visita de carácter privado, antes da data da sua tomada de posse no dia 8 de Setembro.
Em declarações aos jornalistas, depois do seu regresso ao país, de um périplo que o levou às vizinhas Repúblicas do Senegal e da Gâmbia, e também a Angola e a Cabo-Verde, Bacai Sanhá agradeceu o empenho e apoio dado por estes países e pela Comunidade Internacional em geral, na realização das eleições presidenciais antecipadas que tiveram lugar no passado dia 28 de Junho.
Sanhá referiu ainda que esta sua deslocação ao estrangeiro serviu também para formular convites pessoais aos respectivos chefes de Estados dos países por onde passou, para participarem na cerimónia da sua investidura.
Dentro do continente africano, Bacai Sanhá anunciou igualmente que, tendo em conta os laços históricos que unem os dois países, se vai deslocar à Guiné-Conacry, numa data a anunciar. Na mesma base tem ainda em agenda uma viagem para o Burquina-Faso e à Nigéria, todas elas antes do dia 8 de Setembro, data em que será investido sétimo Presidente da República da Guiné-Bissau.
Interrogado sobre as primeiras medidas que irá tomar como chefe do Estado, Bacai Sanha, não entrou em detalhes, mas prometeu anunciá-las no dia 8 de Setembro. De recordar que Malam Bacai Sanha, candidato do PAIGC, partido do Governo, ganhou a segunda voltas das eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau com mais de 63 por cento dos votos, contra 36,69 por cento do candidato da oposição, Kumba Yalá.
Sumba Nansil
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário